segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina

 

Brincadeira de estourar bolinhas com plástico- bolha   (movimento de força nos dedos)

 Brincadeira Culinária (bolo com cobertura)a criança pode enfeitar com confete e choco powerball (movimento pinça fina- dedo indicador e polegar)

 uso da faca ou cortador de pizza para cortar pedaços de massinha

 Jogo de DADOS (letras para montar o nome da criança ou números com quantidades)


Pintura com cotonete


Treinar o uso de atividades do dia-a-dia (maçaneta, torneira, cadeado ,fechadura, interruptor, tranca de porta e trinco de porta)

PALITEIRO -colocar os palitos de dente no paliteiro (movimento de pinça fina e encaixe dos palitos)
 -abrir embalagem de biscoito, iogurte, danoninho, suco, chips, pirulito ou balas (movimento força - dedo indicador e polegar)


 abrir sachês de catchup, maionese e mostarda. Khort é um produto nacional para abridor de sache.(adapatação para o dia-a-dia -facilitar o movimento de força dos dedos  neste tipo de embalagem)

 

 Colagem pedaços de papel pequenos ou bolinhas de papel crepom. Movimento pinça fina (indicador e polegar)

 Pintura em tela ou desenhar na lousa (plano vertical)

 uso do pregador ou pinça para pegar objetos pequenos(bolinhas, bichinhos, pedaços de massinha)

 Separar fichas coloridas em recipientes pequenos (pode utilizar uso de uma pinça para pegar as fichas)

Pintura com bolinhas de algodão ou marshmallow

 Treinar o uso do Garfo - comer pedaços de frutas (melancia,maçã,banana) ou bolo

   Jogo de Cartas


Jogo Bolinha de Gude

3 comentários:

  1. OLÁ MARIA CLARA!
    PARABENS PELO SEU TRABALHO. ESTAVA PESQUISANDO SOBRE O METODO CUERVAS E POR SORTE ENCONTREI SEU BLOG. SOU PROFESSORA, E ATUO NA ESDUCAÇÃO ESPECIAL, E UMA DE MINHAS ALUNAS, ESTA SEMANA EM TRATAMENTO COM A EQUIPE DA RENATA, EM SAO PAULO. GOSTARIA DE SABER SE VC TEM ALGUM CONECIMENTO OU EXPERIENCIA SOBRE A SINDROME DE KABUKI, POIS FUI CONVIDADA PRA TRABALHAR COM UM JOVEM DE 16 ANOS. FICAREI MUITO GRATA PELO RETORNO.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia,
    Eu nunca tinha ouvido falar dessa síndrome até vc me perguntar. Fui dar uma pesquisada e pelo que eu vi os portadores tem uma hipotonia, retardo mental, problemas alimentares, convulsões, microcefalia, anomalias visuais, hipermobilidade articular,Retardo do crescimento, perda auditiva devido às malformações ou infecções recorrentes de ouvido médio, escoliose, luxação congênita de quadril, luxação de patela entre outras coisas.
    Eu posso te ajudar um pouco com base nessas características. Por exemplo, geralmente as crianças que tem problemas de otite recorrente e que ficam com aumento de líquido no ouvido tem como consequência problemas vestibulares, elas não toleram movimento muito bruscos, mudanças de posição inesperadas são um incomodo, não gostam de balanço, pq o líquido no ouvido altera o funcionamento do sistema vestibular com isso elas tendem a se movimentar menos. Como nessa síndrome tb há hipotonia com hipermobilidade articular com certeza há atraso no desenvolvimento motor que pode ser estimulado com as várias atividades que tb estão no blog.É bom sempre prestar atenção no posicionamento dessas pessoas quando estão sentadas, tendo cuidado de que elas estejam com os pés apoiados, o joelho a 90 graus, pelo menos dois terços do fêmur apoiado na cadeira, apoio para as costa. Mas tudo vai depender realmente do que o seu aluno vai apresentar. Não sei se eu pude ajudar um pouquinho, mas qualquer coisa pode entrar em contato comigo que a gente vai conversando.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite!
    Gostaria de saber e conhecer mais algumas atividades semelhantes, além de informações sobre como alfabetizar portadores de tdah, pois tenho um aluno de 11 anos que chegou recentemente na escola sem noção alguma sobre alfabetização, qualquer informação meu e-mail é renato-mp@hotmail.com
    Obrigado...

    ResponderExcluir